terça-feira, 17 de novembro de 2009

Agronegócio em MT


A base econômica de Mato Grosso atualmente é o agronegócio. Maior produtor de soja (15 milhões de ton.) e algodão em pluma ( 1,1 milhão de ton.), segundo maior produtor de arroz (1,7 milhão de ton.), quinto produtor de cana-de-açúcar e sétimo de milho. O rebanho bovino tem crescido rapidamente e o Estado já possui o maior rebanho de corte do país. A área destinada a produção de grãos cobre aproximadamente 8% da área do estado, o que demonstra o potencial ainda a ser explorado. Entretanto, com as novas tecnologias que promovem o aumento de produtividade com uso racional da terra e sistemas de irrigação há a expectativa de que o Estado chegue a produzir 45 milhões de toneladas em 2012 com pequeno aumento de área plantada e baixo impacto ambiental. A pecuária bovina do estado segue normas internacionais na área de sanidade para garantir a qualidade do produtor que é exportado para diversos países. As atividades de suinocultura e avicultura crescem muito em Mato Grosso principalmente pela disponibilidade de grãos no Estado. Mato Grosso deve entrar agora em uma nova fase. O desenvolvimento das indústrias que utilizam o agronegócio como fonte de matéria-prima. Devem vir para o Estado indústrias que possam trabalhar a soja, o algodão, o couro, a pecuária para ampliar o desenvolvimento da região.


Como você vê o agronegócio na região onde você mora? Deixe seu comentário e comente a opinião de um de seus colegas.

Bom Trabalho.

Dennys

11 comentários:

  1. O agronegócio na região onde eu moro tem um puco de cada em pequenas propriedades um exemplo é a Agrovila que é um distrito de Santa Rita lá moram poucas pessoas que produzem mandioca,milho.farinha,para sua propria sobrevivencia e para vender também na fera.Aqui também tem fazendas que produzem sojas até que não é muito pouca.Então o agronegócio na região onde eu moro tem para todo lado só que a grande maioria é em fundo de casas em quintal.

    ResponderExcluir
  2. Tanto Alto Araguaia como Santa Rita, tem baixo indice de produtividade, em relação aos outros municipios, e é variavel, ex: milho, soja, cana e gado.
    Como o Carlito disse, essas pessoas da Agrovila,produzem para seu consumo e vendem na feira, e alguns em mercados.
    Temos varias firmas aqui na cidade que transportam a soja de Alto Araguaia para São Paulo e etc.
    O rendimento do municipio com o agronegocio é pouco, pois a produção é pequena.


    by: Patrícia Berger

    ResponderExcluir
  3. Como a Patty disse, tanto Santa Rita e Alto Araguaia tem produçaoes variadas, e as pessoas muitas vezes produzem para o seu proprio consumo, outras produzem em maior quantidade vendendo para os mercados da cidade ou pra os mercados da regiao. Em questão de soja, e em alto araguai tem a cargil e tals, isso é bom, pois diminui o desemprego da populaçao, aumentando a economia da cidade.
    mais tbm como a patty disse, a produçao de alimentos da regiao é pequena, e devido a isso, o rendimento q as pessoas tem com isso, da apenas pra seu proprio sustento.

    ResponderExcluir
  4. Na região onde moro existem vários pequenos agornegócios.As pessoas plantam frutas, legumes e criam gado para seu próprio consumo.
    São poucas as pessoas que usam da soja uma fonte de renda aqui na região.Mas em questão de soja que nem a Brenna falou temos as empresas que estão chegando cada vez mais aqui na cidade, assim acaba com o desemprego e aumenta a economia da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Como a Mariana disse na região onde eu moro existem vários agronegócios.Tem muitos produtores de soja,milho entre outros.Mas a maoiria é produção é para consumo próprio a maoiria entrega nos supermercados ou fazeem feira eles não fazem muitas exportações,somente as empresas como a Cargill exporta para SP entre outras cidades.

    ResponderExcluir
  6. O agronegócio na minha região vem principalmente dos assentamentos, do Ariranha e Gato Preto, de onde as pessoas trazem produtos que são de fabricação próprias para serem vendidos nos supermercados, na feira e para seu suatento.Tais como o requeijão, o famoso queijo de cabacinha,frangos, suínos...Na indústria temos a Louis Dreyfus(coinbra), q tem sua refinaria própria p/ a fabricação do óleo de soja.Temos tbm no terminal ferroviário de Alto Araguaia a empresa ALL(América Latina Logística) ,q transporta soja e milho através do trem de ferro p/ o Porto de Santos /SP.
    Como a Pollyany disse, a maioria dos produtores produzem p/ o seu próprio consumo.

    ResponderExcluir
  7. O agronegócio na minha regiao, é muito pouco pois como a michelly disse ,as pessoas que moram em assentamentos produzem muitas vezes para a sua sustentabilidade, e muitas vezes vendem na feira para seu sustento ,e eu acho que há poucas indústrias para a valorização desses alimentos ,e acabam gerando pouco emprego !

    ResponderExcluir
  8. A base econômica de Mato Grosso é o agronegócio, que promete crescer ainda mais atraindo novas indústrias e promovendo um grande crescimento econômico.
    Em nosso município há os pequenos produtores que oferecem seus produtos nas feiras e mercados da cidade, como disse a Jéssica França, mas há também grandes produtores de: soja, milho, arroz e cana-de-açúcar que são vendidos para as grandes empresas.

    ResponderExcluir
  9. tanto alto araguaia e santa rita produzem agronegocio para o consumo proprio, e os alimentos que sobre vao para as feras,sta rita e alto aia produzem cana-de-acuçar,soja,mandioca e outros, e o nosso municipios tem poucos pequenos produtores rurais.

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que a base da economia de mt e agronegocio. Mato Grosso e o quinto maior produtor de cana de açúcar e o sétimo maior produtor de milho e o maior produtor de soja.
    MT possui também o maior rebanho de corte do país.e com os avanços tecnológicos a expectativa e de que o estado produza 45milhões de toneladas em 2012.

    ResponderExcluir