terça-feira, 28 de julho de 2009

Ásia

História


A história da Ásia pode ser entendida como a história coletiva de várias regiões litorâneas distintas - o leste asiático, a Ásia meridional e o Oriente Médio - ligadas pela estepe eurasiática no interior do continente. Cidades, depois Estados e impérios surgiram naquelas áreas.

A periferia costeira foi o berço de algumas das civilizações mais antigas do mundo. Cada uma daquelas regiões desenvolveu uma civilização ao longo de vales férteis de rios. As civilizações da Mesopotâmia, do vale do Indo e da China tinham muito em comum e provavelmente intercambiaram tecnologia e idéias, como a matemática e a roda. Outros avanços, como a escrita, desenvolveram-se independentemente em cada região.

A estepe era habitada por nômades a cavalo que, a partir das estepes centrais, alcançavam qualquer parte do continente asiático. A primeira expansão conhecida das estepes para a costa foi a dos indo-europeus, que levaram sua família lingüística ao Oriente Médio, à Índia e às fronteiras da China. A parte norte do continente, correspondente à Sibéria, permaneceu inacessível aos nômades, devido a suas densas florestas e à tundra, e manteve-se pouco habitada.

A estepe central e a periferia são separadas por cordilheiras e desertos. O Cáucaso, os Himalaias, o deserto de Karakum e o deserto de Gobi representavam barreiras que os cavaleiros das estepes ultrapassavam com dificuldade. Embora os habitantes das cidades fossem mais avançados tecnológica e culturalmente, havia pouco que pudessem fazer para defender-se militarmente das hordas a cavalo provenientes das estepes. Entretanto, os nômades que conquistaram Estados na China, Índia e Oriente Médio terminaram por adaptar-se e integrar-se às sociedades locais, culturalmente mais fortes.

Muitas grandes civilizações e culturas existiram no continente asiático. O Judaísmo e o Cristianismo foram fundados na Palestina. A cultura da antiga Israel foi estabelecida no segundo milênio a.C.. Alexandre, o Grande, conquistou o território que vai da atual Turquia ao subcontinente indiano no século IV a.C. O Império Romano posteriormente controlaria partes da Ásia ocidental. Sucederam-se na Pérsia as dinastias aquemênida, selêucida, parta e sassânida. Muitas civilizações antigas foram influenciadas pela Rota da Seda, que ligava a China, a Índia, o Oriente Médio e a Europa. O Hinduísmo e o Budismo, que tiveram início na Índia, também foram uma influência importante no sul e no leste da Ásia.

O Califado islâmico e outros Estados muçulmanos tomaram o Oriente Médio a partir do século VII e posteriormente se expandiram para o subcontinente indiano e para a Insulíndia. As Cruzadas, tentativas da Europa cristã de retomar dos muçulmanos a Terra Santa, sucederam-se a partir do século XII. O Império Mongol conquistou boa parte da Ásia no século XIII, estendendo-se da China à Europa. O Império Russo começou a expandir-se em direção à Ásia no século XVII, até controlar a Sibéria e a maior parte da Ásia Central em fins do século XIX. O Império Otomano controlou a Turquia e o Oriente Médio a partir do século XVI. No século XVII, os manchus conquistaram a China e estabeleceram a dinastia Qing, que declinou no século XIX e foi derrubada em 1912.

Diversas potências européias apossaram-se de partes da Ásia, como a Índia britânica, a Indochina francesa e Macau e Goa, que já estiveram sob controle português. No século XIX, decorreu o chamado "Grande Jogo" entre o Império Russo e o Império Britânico, uma disputa pelo controle da Ásia Central. No século XX, o Japão expandiu-se para a China, a Coréia e o sudeste asiático durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, muitos países do continente tornaram-se independentes das potências européias. Durante a Guerra Fria, a porção norte da Ásia era comunista, controlada pela União Soviética e pela República Popular da China, enquanto que os aliados ocidentais formaram pactos como CENTO e SEATO. Representantes dos blocos capitalista e comunista enfrentaram-se em confrontos como a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã e a invasão soviética do Afeganistão. O conflito árabe-israelense dominou a maior parte da história recente do Oriente Médio. O colapso da União Soviética, em 1991, deu origem a vários países independentes na Ásia Central.
* Agora, registre suas impressões do texto, o que você achou de mais interessante, deixando um comentário de pelo menos 15 linhas.

10 comentários:

  1. A Ásia é, pra mim, um continente muito fascinante. Não só pelo motivo de ser o mais extenso, mas, também, pelo fato de ter sido o berço de algumas das civilizações mais antigas do mundo.
    A história da Ásia também é muito interessante,seja pelo fato de cada região possuia uma determinada civilização e que, ao longo do tempo, foram se desenvolvendo por avanços tecnologicos, culturais; como por exemplo,a matemática e a roda.
    Outros avanços, como a escrita, que teve um desenvolvimento independente em cada relião.
    A Ásia também abrigava muitas grandes civilizações e culturas. Além disso, o cristianismo e o judaísmo foram fundados na palestina.

    ResponderExcluir
  2. A Asia e um continente fundador de duas religioes muito importantes hoje no mundo como o critianismo eo judaismo.A Asia tambem foi muito importe para o mundo inteiro por que se desenvoloveu a escrita a matematica hoje a escrita e a matematica é fundamental em prativamente tudo aquilo que voce faz,na Asia tambem nasceu uma das maiores civilizaçoes ja conhecidas no mundo como a da mesopotanea e mongol.A Asia ttambem abriga um dos paises mais avançados tecnologicamente de todo o mundo que é o Japao a China,parte da Asia tambem ja foi controlada por grandes potencias europeias como França Inglaterra e depois da Segunda Guerra Mundialalguns desses paises consiguiram a independencia das potencias europeias.Entao tudo de resume em uma coisa a Asia é um comtinente magnifco.

    ResponderExcluir
  3. Entendi que tipo a Ásia foi e ainda é um dos continentes mais importantes do mundo como por exemplo a periferia costeira que foi uma das principais civilizações do mundo. Cada região desenvolveu. A estepe era habitada por nômades a cavalo que a partir das estepes centrais, alcançavam qualquer parte do continente asiático. Que a primeira expansão conhecida dentre as estepes para a costa foi a dos indo-europeus, que levaram suas famílias lingüísticas ao Oriente Médio, à Índia e ás fronteiras da China. Que na parte norte corresponde a Sibéria. Que as estepes centrais e as periferias são separadas por cordilheiras e desertos. Que os desertos representavam barreiras que os cavaleiros das estepes ultrapassavam com dificuldade.Que embora os habitantes das cidades fossem mais avançados tecnologicamente e culturalmente, haviam pouco que pudessem fazer para defender militarmente das hordas a cavalos provenientes das estepes. Que muitas grandes civilizações e culturas existiram no continente asiático. O Judaísmo e o Cristianismo foram fundados na Palestina. Que o Califado islâmico e outros Estados muçulmanos tomaram o Oriente Médio a partir do século VII e posteriormente se expandiram para o subcontinente indiano e para a insulíndia. Que varias potencias européias se apossaram de partes da Ásia, como a Índia britânica, a Indochina francesa e Macau e Goa, que já estiveram sob controle português. Que durante a Guerra Fria, a porção norte da Ásia era comunista, controlada pela União Soviética e pela Republica Popular da China, enquanto que os aliados ocidentais formaram pactos como CENTO E SEATO.

    ResponderExcluir
  4. Em certos pontos da Ásia, existem as mais antigas civilizações.
    O vale do Indo e da China, têm vários aspectos em comum, eles compartilham tecnologias e idéias.
    Algumas estepes e periferias são separadas por desertos e cordilheiras.
    Algumas grandes culturas surgiram no continente asiático, assim como o cristianismo.
    O califado islâmico e outros estados muçulmanos invadiram o continente asiático, porém conseguiram fazer com eles voltassem a seu local de origem.
    Com o tempo os impérios começaram a conquistar boa parte da Ásia.
    Diversos poderes europeus apossaram-se de partes da Ásia.
    No século XIX começou o Grande Jogo, uma disputa pelo total poder da Ásia,que foi entre o Império Russo e o Império Britânico. Depois do conflito vários países da Ásia tornaram-se independentes das potências européias.
    Na Guerra Fria a parte norte da Ásia foi controlada pela União Soviética e pela Republica popular da China, enquanto os aliados ocidentais estavam fazendo pactos com países de força maior e de estabilidade maior.
    Um dos maiores conflitos que dominou a maior parte da história recente do Oriente Médio foi a árabe israelense.
    O colapso da união Soviética deu origem a vários países independentes da Ásia Central.

    ResponderExcluir
  5. A Asia alem de ser o continente mais extenso é fundador de duas religioes que se expandiram pelo mundo inteiro, que sao o Judaismo e o cristianismo e, tambem foi onde surgiram algumas das civilizaçaoes mais atigas do mundo, como a mesopotanea, e nestas regioes se desenvolveram tecnologicamente e tambem a escrita e a matematica.
    Tambem acoteceu uma disputa pelo
    controle da Asia centra, entre Império Russo e o Império Britânico.
    Depois desta disputa varios paises tornaram-se independentes das potencias europeuias.

    ResponderExcluir
  6. bem Àsia pra mim e um lugar muito belo porque alem de ter sido o berço de varias civilizaçoes também foi e um lugar onde teve varios confrotos a geometria tambem nacseu la pelo oque eu entendi a vida na Àsia era uma verdAdeira tubulencia gerras eviolecia acontiecia muito pelo fato de todos quererem o mesmo territorio proximo ao mar mediterraneo 'mas minha opiniao e que a asia e alem de tudo unm belo continente'

    ResponderExcluir
  7. Vários impérios sugiram na Ásia, devido sua grande extensão territorial, algumas tiveram em comuns idéias de grande importância para a humanidade, pois a matemática roda assim coma escrita sugiram e desenvolveram neste continente.
    Devido às dificuldades de acesso a Sibéria tinha-se pouco habitada ao longo dos anos. Religiões de suma importância com judaísmo e o cristianismo fora fundados no continente Asiático.
    Durante anos o continente Asiático foi disputado e conquistado por diferentes reações no decorre da história.

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi que a historia da Ásia e feita de varias regiões diferentes. Na periferia costeira e berço de varias civilizações mais antigas do mundo nessas periferias desenvolverão varias civilizações mesopotâmicas e que avia vários tipos de civilizações como as que viviam no estepe que era os nômades que podiam alcançar todo continente asiático. A primeira civilização foi os indo-europeus que levarão sua família lingüística.

    ResponderExcluir
  9. A Ásia é um país com grande diversividade economica e cultural.Um continente dividido em regiões diferentes das outras,e com religiões bastante praticadas como:o xintuísmo,o budismo,o judaísmo,o hinduísmo,etc.,e o cristianismo é praticado em grande parte do continente.
    O relevo de cada região é caracterizado pelo clima do continente,onde o continente é cercado pela floresta de coníferas,ávores como cones.Como em outros países, na Ásia também há diferentes línguas e dialetos como:o chines,o japones,e outras línguas.Na Ásia, também havia um certo conflito pela posse de terrenos,e daí surgiram vários impérios pela Ásia,abrindo várias civilizações mais antigas do mundo.E em algumas dessas regiões há a Índia ,um país sujo com várias leis opostas no lugar,leis como a proibição de comer carne,divididos pela castra de cada um.Voltando a Ásia,a partir do século 19 começou o "GRANDE JOGO",um conflito dos russos com os britanicos,fazendo com que vários países asiáticos tornassem independentes da Europa.E isso é tudo o que eu entendi Ásia.

    ResponderExcluir
  10. Postagem oficialmente ENCERRADA dia 24/08/2009 às 16:30h. Vale lembrar que a avaliação está dividida entre as notas obtidas com as duas postagens sobre a Ásia e o Oriente Médio e a Avaliação Escrita.

    ResponderExcluir